terça-feira, 22 de abril de 2008

Futebol de salto



Por Indyra Tomaz

O futebol é um esporte praticado há muito tempo. Os historiadores não sabem exatamente quando aconteceram os primeiros jogos, mas têm certeza que sempre foi admirado e praticado em muitas épocas e países. No Brasil, o esporte é uma paixão nacional. Copas do mundo são um excelente exemplo da euforia. O período faz os brasileiros pararem tudo para acompanhar aos jogos. As ruas parecerem grandes sambódromos pintados de verde e amarelo. Camisas, bonés, pulseiras, entre uma infinita lista de adereços completam toda a alegria. Além do mais, a Seleção Brasileira de Futebol tem o maior número de títulos mundiais, cinco no total.

O esporte de 22 jogadores, sendo onze titulares e toda uma equipe técnica, sempre foi visto como uma paixão masculina e, ainda, apenas os homens pareciam entender os lanches, a posição de cada atleta em campo, o significados de palavras técnicas usadas para decidir cada jogada. Mas, contrariando o comum, o universo do futebol foi invadido por mulheres. Nada do tipo só para passar em frente à TV exatamente momento do melhor lanche. Elas assumiram a posição de torcedoras, bem entendidas do assunto e excelentes jogadoras do esporte.

Não importa a idade, nem lugar onde moram (periferia, alta sociedade), a paixão pelo futebol já é um fato na vida de muitas garotas e mulheres. Sherida Maria, adolescente e estudante, 13, natural de Iguatu 380 km de Fortaleza, é completamente apaixonada pelo esporte e, principalmente pelo seu time de coração, Corinthians. Ela diz que o amor pelo clube começou quando ainda tinha 8 anos. "
Minha irmã ganhou, do namorado, um barco enorme com um símbolo do Corinthians. Quando vi achei muito lindo e passei ser Fiel", explica.

A jovem costuma acompanhar todos os jogos do seu time e ainda discute sobre o assunto com a maior naturalidade do mundo. Os colegas de classe não apresentam nenhum preconceito com toda a paixão demonstrada por Sherida, pelo contrário, "alguns me procuram para tirar algumas dúvidas e me comparam a apresentadora Renata Fan". Renata Fan é apresentadora do programa de esportes "Jogo Aberto" transmitido pela Band.

Quando questionada sobre a má fase de seu time, Sherida fala:"para quem acabou de cair na segundona, não está mal". Mas demonstra tristeza pela não classificação do Corinthians no Campeonato Paulista.

A Seleção Brasileira de Futebol é vista pela menina, apenas como Alexandre Pato (jogador do Milan, Itália). Justificando que o técnico Dunga foi um péssimo jogador e, está sendo "um treinador de muito mau gosto para escolher seus jogadores". E completa que se houvesse um jogo entre a Seleção e o Corinthians, pois "eu acho que não conseguiria vibrar com um gol da seleção em cima do meu time".

Um comentário:

Acta disse...

Pátria de chuteiras. É tão bom ouvir isso. Fico altamente lisonjeado quando vejo meu país em destaque, principalmente qdo se trata de esporte...

Mas não vamos esquecer das nossas Sheldas, Paulas, Fabianas, dentre tantas outras que representam bem a mulher mundo a fora...

Seria super interessante se elas pudessem chegar aos cargos públicos!

Parabéns mais uma vez e viva as nossas Martas!