quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A mídia está na moda ou a moda está na mídia?


Por Indyra Tomaz

A cada dia mídia e moda estão sendo assuntos difíceis de diferenciar. Ambas têm sobre as pessoas um fascínio e um domínio visível. Quem não deseja ter um corpo bonito? Quem não deseja o mais moderno aparelho de celular do mercado? Quem não quer usar as cores do verão? Aparecer na coluna social de um jornal? Seja em relação ao corpo, aos aparelhos tecnológicos, mídia e moda fazem uma dupla bastante forte no cotidiano das pessoas. A conversa se estende aos transportes coletivos. Na hora de uma comida a mais no prato. Na relação entre as pessoas. Então, a mídia está na moda ou a moda está na mídia?

Antes de dá uma resposta para o questionamento (se é que existe uma exata), uma definição de cada lado. Moda, segundo o dicionário virtual Wikipédia, é a tendência de consumo da atualidade. Composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sobre muitos aspectos. Acompanha a época e dura até o momento em que estiver vendendo. Já mídia, ou media é um vocábulo latino que, em português, significa meios. Esses transmitem mensagens e imagens a partir do controle dos especialistas na área. A primeira é extremamente passageira. Mas apresenta muito controle sobre o que lança como certo ou errado. A segunda, sendo um forte meio de informações, principalmente com o apoio de imagens faz sua transmissão a partir de uma escolha relacionada a defesa de interesses, também direcionando o que é certo ou errado para quem está do outro lado. Daí, resposta a pergunta de outra hora fica ainda mais complexa.

Então,a solução para a indagação fica em análise individuais. Uma revista voltada para o público feminino, por exemplo. Ou uma visita a uma academia. Quem sabe, uma rápida volta em um shopping center. Respectivamente, lindas mulheres com receitas para emagrecer, deixar a pele mais jovem, corpos sarados e aparentemente saudáveis, computadores portáteis de última geração irão se transformar no foco de sua visão. Cada uma dessas coisinhas vão chamar a sua atenção. Talvez, você nem seja influenciado naquele momento a comprar ou estar naqueles padrões. Mas a mídia e moda irão dá um jeito para convencer a cada olhar a se tornar um novo consumidor.

Consumir é o verbo mais adequado para atingir o objetivo midiático e do universo da moda. Já que tanto uma como a outra têm o lucro como ponto principal. A mídia, com seus recursos tecnológicos e seu longo alcance, consegue transmitir muita informação sobre assuntos que possam convencer a quem vê ou ouvi a pertencer ao mundo que ela criou com a intenção de lucrar. A moda, aproveita a carona e a forte influência que tem a mídia e oferece seus produtos. Até aí, nenhum problema tão grave. Afinal, todos têm direito de vender seus produtos desde, é claro, que esses não tornem o consumidor um alienado. Mas os efeitos provocados por elas é devastador.

O estudante de jornalismo Marlos Régis, 20, vê a mídia como uma base sólida. "Querendo ou não ela vai sempre existir". Além do mais, fala que a desde os primórdios da humanidade, tudo que se tem á mídia. E que, só depois da chega dos tempos modernos que os indivíduos se utilizaram dela para definir o é e não é útil. "Assim, fórmula os padrões de moda". Porém, se vê mais influenciado pela moda. Pois a moda moldar com mais intensidade do que a mídia as pessoas. Talvez, explica Marlos, "a mídia é só um mero instrumento de divulgação. A mídia em si não é uma arma, mas a ampliação de sua cobertura sim".

Diferente da visão de Régis, Jair Melo, também estudante de jornalismo, 24, acredita que a mídia só tem força por causa da moda. O alto consumo das pessoas para estarem na moda, eleva o índice de audiência da mídia. Então, a partir da influência que a moda tem sobre as pessoas, isso leva "a mídia entrar no embalo". Esse fato, justifica Jair, está relacionada há constantes mudanças na sociedade e no mundo. A globalização e a seus efeitos.

Mídia e moda têm maneiras parecidas de influenciar. Acaba sendo difícil dizer até onde vai o controle da mídia sobre as pessoas e o mesmo da moda. Ambas usam de fortes argumentos para conquistar a confiança dos seus usuários. Apresentam soluções de problemas. Dão uma falsa sensação de que para se estar incluso no meio, os indivíduos indivíduo precisa parecer com os personagens da televisão, revista, por exemplo. Jair, quando questionado sobre qual das duas tem mais influência sobre ele responde: "mídia. Porque mesmo fazendo o que a moda propõe, tem mais alcance. Então, nós como consumidores da mídia acabamos por seguir a moda".